6 de dezembro de 2011

Bronzeamento, alguns detalhes que precisamos saber.

por Janaina Lozano

Todos os anos quando chega o verão me preocupo em pegar uma cor, acho que todas nós somos assim, as mais branquinhas então (como é meu caso) são as que mais sofrem, pois acabamos com aquela cor de tomatinhos e dificilmente conseguimos chegar ao bronze perfeito.

Levando em consideração a saúde resolvi pesquisar mais sobre o assunto e descobri muitas coisas interessantes.



Bronzeamento é a mudança da cor da pele através da exposição natural ou artificial a raios ultravioletas. Para entendermos um pouco melhor, temos dois tipos de raios o UVA que penetram profundamente na pele e proporcionam um bronzeado duradouro, mas também atingem as fibras de colágeno e elástina causando o envelhecimento da pele. E temos os raios UVB que atingem superficialmente a pele causando as queimadiras e vermelhidões, são também os principais responsáveis pelo câncer de pele.

Mas não é só isso, bronzeamento intenso é sinal de agressão a pele, sim, a melanina que é o pigmento da pele reage a agressão escurecendo. Saudável é aquele ar corado de quem tomou pouco sol. Alias o sol tem seus benefícios e acho que muitos já ouviram falar que auxilia na absorsão de vitamina D, responsável pelo aproveitamento do cálcio que ingerimos na alimentação.

Falando em alimentação alguns mitos sobre bronzeamentos precisam ser esclarecidos. Sabe aquela história de comer cenoura, beterraba, mamão ou caqui para ajudar no bronzeado, pois então, esse alimentos tem caroteno (encontramos as cápsulas de betacaroteno) que deixa a pele com tom amarelado, ou seja, eles não estimulam a melanina, essa sim responsável pela cor desejada.



Também costumo fazer uso de autobronzeadores para o verão, e descobri que eles não tem contraindicações, a não ser em casos de alergia a algum componente. Os autobronzeadores são pigmentos que impregnam na pele por alguns dias, mas devemos ter cuidado por que esses pigmentos são alaranjados, sem contar que a apliacção deve ser muito cuidadosa, pois são fáceis de manchar, as embalagens costumam ter as recomendações de aplicação.

Para as viciadas em bronze, cuidado com urucum!!! Os dermatologistas alertam para as contraindicações, pois o urucum não estimula a melanina, somente a radiação, ele faz o mesmo que os autobronzeadores, pigmenta a pele e é perigoso pois causa queimaduras.

Agora uma tecnica bem procurada é o bronzeamento artificial, feito em câmaras de raios ultravioletas. A recomendação é prudência e muito cuidado. Não pode ser um hábito, deve-se usar na necessidade de uma cor, mas sem abusos, afinal os raios ultravioletas são mais frequentes e intensos, chegando as camadas mais internas da pele, como já vimos é isso que causa o envelhecimento da pele.



E não podemos falar de bronzeamento sem falar dos protetores não é???
Ele são nossos maiores aliados, dever ser usados diariamente, até em dias nublados, sim, não sentimos os raios ultravioletas, mas eles chegam em nós facilmente até em dias de chuva, mas como os raios infravermelhos não chegam até nós não sentimos o calor, logo esquecemos que estamos nos "bronzeando" mesmo assim...



Mai uma dica importante para quem gosta de sol, a pele resseca viu, e muito não é? Usem filtro solar com hidratante e assim que sair do sol um banho rápido, de frio a morno, ajuda a repor a água, alias água e verão é uma combinação muito importante.

Espero que tenham gostado das dicas e deixem seus comentários, perguntas e dicas para um bronzeado bonito e saudável.

Referências: Ediléia Bagatin e Zilda Najjar - dermatologistas da Universidade Federal de São Paulo. Fonte: saude.abril.com.br

Receba nossas novidade gratuitamente em seu email. Assine nosso feed, clicando aqui!!!


Janaina Lozano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...