29 de novembro de 2011

Massagem é um ato instintivo do ser humano


O sentido do tato é uma forma de comunicação intensa e tocar deve ser uma relação natural entre as pessoas. O ato de tocar-se é instintivo do ser humano. O ato de fazer massagens, idem. Quando você se machuca, instintivamente massageia o local, buscando aliviar a dor.

Fisiologicamente, massagear o local dolorido melhora a circulação e conseqüente oxigenação; além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.

Existem vários tipos de massagem, com as mais variadas finalidades: relaxamento, estimulação, correção postural e aprimoramento da sexualidade são algumas delas. Mas a maioria das massagens tem como premissa promover a saúde do massageado e podem ser aplicadas nas mais diversas áreas da medicina: problemas oncológicos, respiratórios, digestivos e de reumatologia são alguns deles.

Nesses casos, as massagens devem ser aplicadas por profissionais de fisioterapia ou que tenham feito algum curso específico em técnicas como ayuvédica, shiatsu, tuiná, reflexologia ou rolfing.

A fisioterapia utiliza a massagem como instrumento diagnóstico e terapêutico. Esse profissional sabe que o toque, seja ele profundo ou sutil, proporciona efeitos locais e gerais no organismo humano. Tanto efeitos físicos quanto psicológicos, explica a fisioterapeuta Simone Lima.

Mas o privilégio de receber uma massagem não precisa ser usufruído necessariamente numa clínica ou nas mãos de um profissional. Se, findo o dia cheio no trabalho, você está sedento por uma boa massagem para aliviar as tensões, você pode ser massageado por mãos de um leigo.

“Como o toque é um ato instintivo, a massagem para aliviar tensões pode ser aplicada por qualquer pessoa, desde que com cuidado”, explica a fisioterapeuta Simone Lima. Em casos de massagens relaxantes, deve-se estimular os músculos do ombro (trapézio) para liberar as toxinas e, em conseqüência, aliviar as tensões.

Fonte: http://corpuscare.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...