20 de outubro de 2011

Pele do rosto exige cuidados específicos; veja como se cuidar aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

Um dos órgãos que mais sente a ação do tempo no nosso organismo é a pele. Com o passar dos anos, ela sofre transformações devido à redução de algumas substâncias vitais, a falta de hormônios e aos desgastes físicos.

"Existem dois tipos de envelhecimento basicamente, o intrínseco, diretamente ligado às características genéticas do indivíduo; e o envelhecimento extrínseco, ocasionado por fatores externos como a radiação ultravioleta, poluição e tabagismo, assim como alimentação, álcool, doenças dermatológicas e estilo de vida, itens que determinam um grau maior ou menor de desgaste cutâneo", esclarece a dermatologista Ana Paula Urzedo, de São Paulo. Assim, aos poucos a cútis vai perdendo algumas de suas propriedades mais importantes para se manter jovem e bonita. Resultado: sinais de envelhecimento, flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto.
"Entre os principais danos causados pelo tempo, está a redução de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas", resume a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro.


  • Getty Images Aos 20 anos, a pele precisa apenas ser hidratada para manter a elasticidade e o viço








  • As fibras de colágeno e elastina são responsáveis por 80% da sustentação da pele e têm participação efetiva em propriedades mecânicas como elasticidade, resistência e firmeza, daí a importância de preservá-las. "Independentemente da idade, um bom antídoto contra os desgastes cutâneos é se proteger contra o sol e usar diariamente filtro solar", alerta Karla Assed. "O fator de proteção solar para as peles morenas deve ser 15; já para as mais claras, recomenda-se no mínimo FPS 30", orienta a dermatologista Maria Bussade, de São Paulo. "Além do FPS, na hora de comprar um protetor deve-se observar se ele contém proteção contra os raios UVA, descrito na embalagem, que é imprescindível para evitar o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce", complementa a Dra. Bussade.

    Para se proteger e lançar mão dos cuidados adequados para preservar a saúde e beleza de sua pele, veja abaixo como se dá o desgaste nas diferentes faixas etárias e previna-se:

    20 anos
    Nenhum problema à vista. Nessa fase a pele tem que estar bem hidratada para manter a elasticidade e o aspecto saudável, além de prevenir as rugas. "Mas atenção, as oleosas devem ser hidratadas com sérum ou gel, os cosméticos muito cremosos é melhor evitar", avisa Maria Bussade. "Essa é uma fase que a pele tem brilho e possui tônus perfeito, sem rugas ou flacidez", explica a dermatologista Karla Assed. "Basta higienizar com sabonete duas vezes ao dia. Como nesse período a maior parte das mulheres tem pele oleosa é bom dar preferência para cosméticos oill free, principalmente os que contêm vitamina C e peróxido de benzoila, esse último indicado para quem tem acne, pois controla a oleosidade", complementa a médica carioca. O ideal para essa idade são sabonetes líquidos e espumas de limpeza, considerados mais neutros. "Após os 25 anos é indicado o uso de tônicos, cosméticos antioxidantes e eventualmente a aplicação de alguns ácidos à base de frutas. Para peles secas, os tônicos não devem conter álcool e sim chá verde, extrato de romã e camomila. Já para as acneicas, os tônicos têm que conter ativos secativos como a sulfocetamida sódica, azebiol e zinco", avisa Maria Bussade. Nas peles mais desgastadas, além dos cuidados diários, os especialistas aprovam o peeling de cristal e a fotomodulação (irradiação de uma luz específica para estimular a produção de colágeno).

    30 anos
    Nesse período a pele começa a ter alterações de coloração, resultando no aparecimento de manchas e pequenos sulcos. "As primeiras linhas entre as sobrancelhas e o sulco nasolabial, vinco entre as abas do nariz e o canto dos lábios, aparecem com essa idade", aponta Karla Assed. "A região ao redor dos olhos também dá os primeiros sinais de desgaste, assim como as manchas provenientes de sol, consumo de anticoncepcionais e fumo", explica Maria Bussade. Para amenizar o problema, são indicados cremes que contenham caviar, matrixyl, ácido retinóico e ácido glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas. Os procedimentos estéticos, assim como em qualquer outra fase da vida, precisam ser recomendados por um dermatologista - geralmente tem bastante eficácia luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica. Para a faixa dos 30 também vale o cuidado de manter a cútis muito bem hidratada, esse item é importante para se ter uma pele com aspecto jovem e saudável.

    40 anos
    Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades antiidade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes. E não é só. "As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas, o sulco nasolabial e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial", esclarece Maria Bussade. "Nos cosméticos de tratamento de uso diário não pode faltar caviar, matrixyl, ácido retinóico, ácido glicólico, DMAE e coffeskin, todos necessários para estimular o colágeno", recomenda Karla Assed. Os procedimentos estéticos que suavizam todos esses sintomas são os mesmos indicados para a faixa dos 30 anos - luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica - e mais a radiofrequência, variando agora, na faixa dos 40 anos, a quantidade das substâncias e o número de sessões, que devem ser maiores e indicados por um médico.

    50 anos
    "A flacidez excessiva compromete bastante o contorno do rosto, os vincos na região dos lábios pioram e a área dos olhos sofre com uma intensa flacidez e sobras de pele", resume a dermatologista Maria Bussade, se referindo aos sinais de envelhecimento que ocorrem a partir dos 50 anos. "Além disso, uma região que também sofre com o passar do tempo e a ação da gravidade é a bola de Bichat (gordura das bochechas), envelhecendo bastante a aparência. Isso ocorre, entre outras coisas, devido a uma forte diminuição dos hormônios sexuais, visto que nesse período a mulher já entrou na menopausa", explica Ana Paula Urzedo, de São Paulo. Outro sintoma que compromete o rosto nessa fase é o aparecimento de vasinhos sanguíneos, deixando para trás qualquer expectativa de juventude. Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. "Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar", aponta Ana Paula. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.
    Getty Images
     A partir dos 60 anos, é imprescindível o uso de cosméticos com substâncias preenchedoras
    60 anos
    Rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina (portanto, mais vulnerável à ação do tempo), papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista, sulco nasolabial evidente e sobra excessiva de pele nas pálpebras. Essas são as condições do rosto, a partir dos 60 anos de idade. "Nessa fase é imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade", alerta a dermatologista Ana Paula Urzedo. "Produtos com vitamina C e E, também são indicados, pois amenizam os sinais de envelhecimento, assim como os ácidos tópicos, que estimulam o colágeno; e os clareadores, que atuam sobre as manchas, suavizando-as" complementa a médica. Cosméticos com DMAE, argireline e tensine, também são recomendados, já que além de tratar, promovem um efeito lifting imediato que atenua os sintomas da idade.

    A higiene diária deve ser feita com sabonetes líquidos suaves ou espumas de limpeza, é melhor evitar sabões muito fortes, que deixam a cútis mais ressecada ainda. E nessa fase o protetor solar não sai de cena, pelo contrário, deve ser o protagonista da nécessaire e aplicado duas vezes por dia, o sol agora é mais nocivo ainda, já que as defesas da pele estão reduzidas. "Os procedimentos estéticos que garantem os melhores resultados são os peelings médios e profundos; a luz intensa pulsada para remover as manchas; laser de Erbium ou CO2 para estimular a síntese de colágeno e atenuar rugas; a radiofrequência e, o infravermelho para melhorar a flacidez, tanto na face como no pescoço; e o uso dos preenchedores para melhorar o sulco nasolabial e as bochechas. Além da toxina botulínica, para atenuar rugas dinâmicas, aquelas adquiridas com os vícios de expressão", recomenda Ana Paula. 
    Fonte: http://estilo.uol.com.br/ - Isabela Leal

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Você poderá gostar de:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...