8 de janeiro de 2012

Cuidados com os baixinhos nos dias quentes

Pediatra dá dicas de como os pais podem proteger os pequenos no Verão



Os termômetros já começam a dar sinais do que vem por aí em termos de calor. Nos consultórios, os médicos já começam a receber dúvidas dos pais sobre as interferências do clima quente nos baixinhos e quais os cuidados que devem receber neste período, que inclusive, já convida para esticadas às praias e piscinas.
Para sanar essas dúvidas, o pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros destaca partes de um capitulo de seu livro ‘Seu bebê em perguntas e respostas’, com algumas dicas para as mamães e papais.
O médico, que atua na clínica MBA Pediatria, explica que os bebês podem ficar expostos ao sol a partir dos dois meses de idade, em horários de pouca insolação, ou seja, antes das 10h ou após das 17h. Próximo ao meio-dia ocorre um aumento das irradiações, tanto ultravioleta quanto infravermelha, que são danosos para a pele em geral, principalmente para a dos pequeninos. Em curto prazo, essas irradiações podem provocar lesões, inclusive cancerosas. “Aconselho, em regiões mais quentes e especialmente no alto verão, o uso de protetores solares para diminuir os efeitos nocivos dos raios que incidem nestes horários de pico. Os produtos devem ser os formulados especialmente para a pele do bebê”, relata.
O pediatra ainda ressalta que a exposição ao sol precisa ser gradativa, começando com um ou dois minutos ao sol, primeiro nas pernas e aumentando a área exposta e o tempo de permanência, até chegar ao corpo todo e aos quarenta minutos diários. O uso de chapéu também é indicado.
Respeitados todos os itens citados acima, a criança também está liberada para a praia a partir dos dois meses de idade. Porém, outros cuidados muito importantes são necessários, como evitar o contato com a areia e a água do mar, devido ao risco de contaminação. Sobre a piscina, para os menores, o médico indica as infláveis e rasas, sempre com supervisão de um adulto. Caso os pais frequentem parques ou clubes, é importante prestar atenção aos riscos de contaminação, especialmente nas crianças muito novas e sem a devida defesa imunológica.
Por último, dr. Sylvio ensina a evitar as famosas brotoejas típicas do calor, comum nos baixinhos, que ainda não possuem as glândulas sudoríparas totalmente desenvolvidas. “Apesar de não causar nenhum risco, as brotoejas causam incômodo, e para evitá-las é recomendado deixar as crianças com o mínimo de roupas em dias mais quentes e úmidos, assim como dar mais banhos mornos e aplicar loções hidratantes neutras”, esclarece.

Fonte: jornaldamulher.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...