19 de dezembro de 2012

Teste com protetor solar.


Férias e verão chegando é sinônimo de praia, campo, piscina, muito sol e as constantes dúvidas sobre os benefícios e malefícios.
Mas algo que não é duvidoso é uso do protetor solar.
Em 2009 foram realizados testes com várias marcas e ficou em dúvida a eficácia de muitas delas, mas o assunto está aparentemente esquecido. Poucos sabem que esse ano a ANVISA mudou algumas normas para esse seguimento de produto (protetores corporais e labiais). Segundo o site da Folha foi adotado o padrão do Mercosul e as empresas tem até 2 anos de prazo para essas adequações. As mudanças mais relevantes são quanto a proteção dos raios UVA, que deverão ser de um terço do FPS (proteção UVB), ou seja, se o FPS for 30 o protetor deverá garantir uma proteção contra raios UVA de 10. As embalagens também sofrerão mudanças e frases como "100% de proteção" serão proibidas e as instruções de reaplicação do produto deverão ser mais evidentes.
Além das alterações exigidas futuramente pela ANVISA, o site PROTESTE realizou testes no mês passado com algumas marcas. Para quem não conhece o site é da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Segundo a matéria postada foram testadas dez marcas para adultos com FPS30 e cinco de linha infantil com FPS60. O teste foi realizado pelos seguintes parâmetros: rotulagem, composição, FPS, fotoestabilidade, resistência a água, hidratação, tolerância cutânea, viscosidade e escoamento. No site da PROTESTE está descrito como foram realizados os testes in vitro (http://www.proteste.org.br/saude/cuidados-com-a-pele/noticia/como-fizemos-o-teste-com-protetores).
O site não divulgou as marcas reprovadas em cada um dos parâmetros, só divulgou as marcas testadas, são elas:

Adultos:
L'Oreal Solar Expertise
La Roche-Posay Anthelios Hélioblock
O Boticário Golden Plus
Coppertone Utraguard
Cenoura & Bronze
Sundown Suncomplex
Avon Sun+
Nivea Sun Light Feeling
Banana Boat Ultra Defense
Red Apple

Infantis:
Nivea Sun Kids
Loreal Solar Expertise Kids
Huggies Turma da Mônica
Sundown Kids
Red Apple Kids

Segundo a PROTESTE das marcas infantis uma apresentou problemas com proteção UVA e uma outra com fotoestabilidade. Outro alerta é para reincidencia, como já mencionado o teste de 2009 alertou para as seguintes marcas: Avon, Helioblock, Banana Boat e Sundown. Segundo o site essas martcas "continuam deixando a desejar"

Especulando na web encontramos o site da revista H&C dizendo que: "Os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze, da Hypermarcas, foram os que se saíram melhor entre dez protetores solares FPS 30 em loção avaliados pela Associação de Consumidores Proteste. De acordo com a entidade, isso não quer dizer que os produtos não oferecem proteção aos raios UVB, e sim que têm pouca resistência à luz e ao calor. Apenas três também não apresentaram  na composição o benzophenone-3, um ingrediente que já é proibido em outros países, por ser potencialmente cancerígeno, o L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock, da  La Roche-Posay."

Importante avaliar bem como cuidar da pele nesse verão e atentar sempre para as dicas de reaplicação do produto e não esquecer dos horários mais indicados para exposição ao sol.

Não se esqueçam de deixar seus comentários e dicas!!! 

Janaina Lozano

Fonte:
http://www.proteste.org.br/saude/cuidados-com-a-pele/noticia/protetor-solar-nao-protege-dos-raios-uva
http://www.freedom.inf.br/notas-pro-teste-avalia-protetores-solares-2813.asp
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1100058-anvisa-muda-norma-para-protetores-solares-de-pele-e-labios.shtml





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...